NOSSA HISTÓRIA

O CAMINHO DA PHILADELPHIA ATÉ SOUSAS

O Acampamento Bíblico Betel foi fundado em 1948 pelo casal americano Dominic e Margery Lipsi. Enviados pela missão de Plymouth Bretheren, escolheram o Brasil como campo para servirem como missionários. Em 17 de Novembro de 1947 Dominic embarcou na cidade de Nova Iorque e, 17 dias depois, chegou no Porto de Santos.

Já naquela época o casal tinha 2 filhos, Louise e David, que tiveram que vir de avião com a mãe já que eram muito pequenos para a viagem de navio. Naquela época, o estado de São Paulo tinha uma população de 3 milhões de pessoas e muitos imigrantes italianos. Assim, a descendência italiana de Dominic permitiu que ele se comunicasse bem e logo se sentisse à vontade para começar a pregar o evangelho. Após 8 meses, decidiram mudar-se da capital para o distrito de Sousas, na cidade de Campinas.

O lugarejo contava com apenas 2500 pessoas na época e era 100% Católico. Mas aos poucos o Evangelho da graça foi convencendo homens e mulheres da sua condição de pecadores e transformando vidas por meio da obra redentora do Senhor Jesus Cristo. A casa de Dominic e Margery se tornou pequena para as reuniões semanais e a compra de um terreno para a construção de uma igreja se tornou realidade.

A CONVERSÃO DE DOMINIC LIPSI 

Dominic Lipsi nasceu na Philadelphia de pais Italianos, foi batizado Católico e com a idade de dez anos parou de ir a igreja e se tornou ateu.

Por um período de tempo estava envolvido com o submundo das gangues, mas com dezenove anos a sua vida mudou: Deus usou uma senhora para falar para Dominic de Cristo e o convidou para um culto Evangélico.

Eu disse: “sim”, só para ela me deixar em paz, no entanto não tinha nenhuma intenção de cumprir o que lhe falei. Na véspera da reunião ele perguntou ao irmão Antonio e a outro amigo se eles gostariam de ir ao culto, e para a sua surpresa aceitaram o convite. E assim para não ficar feio com os seus colegas, Dominic foi para o culto da igreja. Porém ele se sentiu pouco confortável e determinado a nunca mais voltar.

Mais tarde um ancião desta igreja foi visitar Dominic e convidou-lhe mais uma vez. Agora na segunda visita àquela igreja, ele se sentiu tão mal que se levantou. Ao sair do banco a senhora que lhe tinha o convidado, olhou para ele acenou que sentasse. Quando foi dado o apelo ele foi para a frente, mas sem mudança alguma. Aquela noite seu irmão e amigo converteram a Cristo, mas Dominic jurou nunca mais voltar.

Dominic recebeu dois folhetos que levou para casa e quando partiu para o acampamento CCC (Civilian Conservation Corps) em 1937, colocou no seu bolso e os leu muitas vezes no trem. A noite que ele chegou no acampamento por causa do barulho e perturbação de dois bêbados no dormitório não conseguiu dormir. Dominic ficou muito irado e quando ia se levantar para mandar os homens ficarem quietos, ele ficou parado: “Não consegui, pois de repente vi a barraca toda iluminada, caí na minha cama e vi Jesus morrendo em meu lugar na cruz. Pensei estar enlouquecendo… Jesus que no passado era um ser de mito agora estava se tornando uma realidade. Eu não sabia o que era arrependimento, mas me arrependi. O que mais me impressionou foi que Cristo morreu por mim”.

Dominic deixou o acampamento no dia seguinte, foi batizado ao retornar para casa e seis meses depois entrou na Escola Bíblica. Ao ouvir uma mensagem uma noite com um apelo para o campo missionário no Brasil, ele se levantou, prontificando-se a ir. Mais tarde encontrou Margery Riecke num acampamento Bíblico, casaram-se e foram recomendados pela Missão Plymouth Brethren para o trabalho do Senhor.

COLHENDO OS FRUTOS…

O ABB (Acampamento Bíblico Betel) tem sido um local onde, desde a sua fundação em Janeiro 1958, centenas de crianças, jovens e adultos depositaram sua confiança em Cristo como o seu Salvador e muitos outros, afastados de Deus tem achado o caminho de volta ao Senhor. Outros acampantes tem sido edificados na fé por causa da ministério da Palavra de Deus. A visão do fundador deste acampamento da propagação do Cristianismo e evangelização dos jovens, adultos e crianças brasileiras tem sido alcançada. Jovens em épocas de crise são desafiados a viver para Cristo e aprendem a resolver suas dificuldades através do ensino da Palavra de Deus que recebem aqui. Outros ouvem o chamado do Senhor para trabalhar no campo missionário – seja no Brasil, no exterior ou nas suas igrejas. Outros ainda acham os seus namorados neste local, resultando até em casamentos!

Para muitas crianças e adolescentes que vem de lares divididos, que são pobres e tem poucos privilégios, uma semana no Betel é inesquecível; para outros, com mais posses também é uma semana inesquecível, pois aqui se formam novas amizades, cultura e conhecimento de países através das histórias missionárias, preconceitos são derrubados e eles voltam aos seus lares pessoas diferentes com mais coragem para enfrentar o dia-a-dia. A programação para treinar equipantes tem produzido jovens esforçados e dedicados no seu trabalho, muitos deles sendo acampantes de famílias de segunda e terceira geração.

Falando em famílias, o “Betel” realizou por vários anos um Acampamento na Páscoa para famílias da região de Campinas, aonde pais e filhos tiveram seus relacionamentos fortalecidos através de bons ensinamentos. Por mais de vinte anos uma Conferência Anual Feminina no quarto Sábado de Agosto tem trazido jovens mulheres da região e do estado para um dia especial de comunhão, ânimo, novos ideais e procurando formar lares com mais equilíbrio, fortalecendo os laços familiares. Este dia de encontro sempre tem sido um dia muito especial!

Em Junho de 1962 nasceu a Primeira Conferência Regional de Obreiros, onde líderes de igrejas se reuniam para discutir problemas das igrejas, tempo de oração e sendo desafiados a retornarem ao seu trabalho mais convictos do que creem, alicerçados na fé em Cristo Jesus, incentivados com o privilégio e a alegria de abrir trabalhos novos e treinar outros a servirem melhor em suas igrejas locais.

Por muitos anos o Acampamento foi um local onde anualmente famílias de Missionários se reuniram para uma Conferencia em Inglês – um verdadeiro “oásis no deserto” para missionários cansados que precisavam de um “break”, podendo ter interação com outros colegas de trabalho, ser edificados e receber um rico ministério dado por palestrantes muito capacitados e verdadeiros eruditos no conhecimento da Palavra de Deus. Sempre havia uma programação para os filhos onde podiam fazer novas amizades e fortalecer suas amizades antigas. Missionários e obreiros de outros estados do Brasil tem utilizado os chalés para um descanso ou local de pousada, assim refazendo as forças antes de voltar ao seu local de trabalho.

Retiros Espirituais e seminários com temas para muitos grupos de igrejas têm trazido pessoas interessadas em assuntos variados das Escrituras para mais aprendizagem e maturidade Cristã. Intercâmbios para jovens, adultos e crianças das igrejas da região são programados trazendo muito benefício a todos que assistem.

Nos últimos seis anos o Seminário Anual fundado por Timothy Lipsi têm trazido jovens e adultos de vários lugares do Brasil para uma semana de estudos Bíblicos intensivos, compartilhamento com outros irmãos. Obreiros e líderes tem saído daqui restaurados, fortalecidos e mais animados para trabalhar para o Senhor nos seus respectivos lugares. Este seminário anual cresceu para dois por ano sendo de tanta ajuda aos que assistem.

Por vários anos, todas as Terças-Feiras das 8h às 10h da noite, alguns jovens e adultos da região tiveram estudos Bíblicos intensivos com o nosso saudoso irmão Timothy Lipsi. Quem assistiu nunca esquecerá dessas noites maravilhosas com o ensinamento tão apaixonante da Bíblia que se tornou viva e eficaz nas vidas dos que assistiram!.

E assim… a visão de um casal através dos anos têm tocado e transformado e mudado tantas vidas neste Brasil e em outros lugares do mundo.

ONDE ESTAMOS